Bancadas para banheiro
Mármore, Granito ou Quartzito?
Na especificação da rocha natural indicada a um banheiro, seja em que gama luxuosa for, existe uma interrogação sobre qual a rocha mais indicada.
O tipo de pedra escolhido irá refletir diretamente no tempo de vida da bancada. Não é apenas uma escolha estética, é também uma escolha de durabilidade, sustentabilidade e modernidade.
As três rochas, têm particularidades bem diferentes na sua composição geológica que se refletem na utilização e utilidade das mesmas.
Mármore
O mármore. O mais nobre dos 3 considerando a sua longa utilização na história sempre anexo ao conceito de luxo, clássico e sofisticação que se conseguiu manter atual nas diversas épocas/ tempos da arquitetura. Irá estar sempre associada à arquitetura antiga e clássica, italiana e grega. Foi começada a ser usada em construções a 2500 a.c. pelos egípcios.
Era utilizada como revestimento, estrutura, alvenaria ou ornamento.
Ca' Del Duca. 'A coluna de Filarete'. Uma Coluna Dórica que foi preservada e construído um prédio absorvendo a ruína. Uma homenagem à sua simbologia.
O Duomo de Florença, 'Santa Maria Del Fiori'.
Pormenor da Igreja Santa Maria Novella, Alberti, Florença.
O Mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário. A sua formação ocorre através de reações físico-químicas, pressões e altas temperaturas no calcário. É uma rocha que uma variada paleta de cores nas suas possibilidades e os mais reconhecidos no mercado são extraídos em Itália.
É uma rocha com uma beleza natural muito característica, apesar dos muitos padrões existentes. Em contrapartida é uma rocha mais sensível, mole, com um elevado grau de porosidade.
Há uma grande extração desta rocha no Brasil, no entanto erradamente é confundido com o Travertino, o bege Bahia é das rochas mais comuns na aplicação moderna da arquitetura brasileira por ter um preço mais simpático, no entanto é um Travertino, não mármore.
Igreja de São João Batista, Mogno, Suiça. por Mario Botta.
Igreja Santa Maria, Marco de Canavezes, Portugal. Pelo arquiteto Siza Vieira.
Loja em Miami revestida a mármore azul por Valerio Olgiati.
Granito
O granito é uma rocha ígnea ou magmática. Uma diferente formação do mármore. É formada quando o magma de solidifica na camada subterrânea o que lhe confere uma particular resistência e dureza. Na sua composição encontramos feldspato, quartzo e mica, que lhe configura uma textura cristalina de grãos .
Ao contrário do mármore, o granito é uma rocha mais resistente, seja a absorção de líquidos, seja a impactos. É a rocha mais extraída no Brasil, consequentemente, por ser mais comum na crosta terrestre, é mais barata.
A par do mármore, na história da arquitetura encontramos o granito a compor estruturalmente e como ornamento trabalhado, vários edifícios icónicos que atravessam toda a história. A arquitetura popular europeia está repleta de exemplares construídos com esta pedra.
No passado, pela dificuldade de transporte, construía-se com os materiais e matérias primas extraídas da região, a chamada arquitetura vernacular.
Catedral de Santiago de Compostela, Espanha.
Guilherme Falcão, diretor criativo da Coríntia a fazer um levantamento da cornija da 'Casa da câmara' de Penamacor, Portugal.
Quartzito
O quartzito é uma rocha que está cada vez mais a solidificar-se no mercado das rochas ornamentais aplicadas na arquitetura. Uma rocha que vem a aliar a dureza do granito e a beleza do mármore.
Uma rocha pouco utilizada na Europa comparando com as duas referias acima. É tão dura que a sua extração era muito cara e chegava ao mercado num preço que não conseguia concorrer com o mármore e granito.
Com o avançar da tecnologia (principalmente a extração através de fio diamantado) fez baixar consideravelmente o preço do quartzito conseguindo trazer um preço, que apesar de mais caro, competitivo considerando as suas valentes, como as suas cores e tonalidades exóticas (con tonalidades em azul, amarelo, rosa,cinza, verde ... e ainda translúcidos! que permitem iluminação refletida) ou o branco ou preto que tão procurados são no mercado.
Pelas suas características torna-se um material com maior durabilidade, seja das suas concorrentes rochas naturais, seja o comparativo a porcelanato, Silestone (agregado de quartzo) ou mesmo cimento queimado.
O quartzito é uma rocha metamórfica do arenito. É composta 70% (no mínimo) por quartzo o que lhe confere o grau de dureza e destaque perante as concorrentes. Podem ser encontrados outros constituintes como moscovita, biotita, sericita, turmaila e dumortierita.
Exemplo de revestimento em cozinha com quartzito mont blanc. https://www.casadomarmorems.com.br/index.php?p=produtos&cat=18&id=301
Bancadas para banheiro
O que escolher?
Em primeiro lugar, se está a considerar uma composição de espaço com bancada de mármore, granito ou quartzito, está entre uma decisão entre rochas naturais. Os acabamentos variam consoante a intenção do arquiteto no projeto a combinar com a delicadeza e exigência de cada rocha.
Na Coríntia, focados em bancadas para banheiro e lavabos, achamos o Quartzito a melhor solução. O quartzito não está entre o leque comum de escolhas nas composições de revestimentos dos arquitetos europeus, muitos deles, inclusive, não conhecem a pedra. Foi o meu caso, e de todos os meus colegas que questionei.
Na Universidade do Porto, onde me formei, nunca foi referida, apesar de, agora, com olhos de conhecedor vejo a utilização do Quartzito em arquitetos como o suiço Valerio Olgiati, que fez uma piscina revestida a Quartzito azul Macaúbas.
Piscina em casa no Alentejo, Portugal, por Valerio Olgiati. Quartzito Azul Macaúbas
É uma rocha que se está agora a situar nas possibilidades de opções de escolha. A Coríntia está inclusive a fazer a ponte entre Portugal, Dinamarca e o Brasil, para uma mais forte inclusão e propagação de informação sobre este mineral tão mais indicado para cozinha, banheiro ou qualquer outro revestimento como vemos na imagem o caso de uma piscina.
Bancada
Seja bancadas para banheiros ou cozinha, o quartzito destaca-se pela sua capacidade de pouca absorção aos líquidos, como consequência, há menos manchas, menor manutenção e maior durabilidade geral.
A escolha do Quartzito não fica atrás do luxo e sofisticação do mármore, título que ganhou a ser usado em espaços de luxo ao longo das épocas.
Pode ter diversos acabamentos, rústicos: escovado, jateado, apicoado, ou até deixado em bruto. Numa textura mais homogénea apropriada para exteriores pode ser Levigado, e claro polido.
Qual a diferença entre os diferentes tipos de acabamento?
Polido
É um acabamento brilhante e liso, criado a partir de lustração. É escorregadio quando entra em contato com água. Esse tipo de acabamento é mais indicado para escadas internas de sua casa. Uma ótima dica para a escada ser ainda mais segura é fazer uma faixa apicoada.
O Polimento fecha os poros da pedra, deixando-a mais impermeável, ainda assim há quartzitos com diferentes níveis de absorção, em alguns, após polimento é recomendado impermeabilizar. Com resina ou algum impermeabilizante dedicado à pedra.
O polimento é feito com lixas diamantadas com diferentes grãos.
Levigado
Usado em quartzitos, mármores e granitos, é um acabamento semi-polido, apropriado para áreas internas e externas. Menos escorregadio que o acabamento polido, no entanto mais frágil a absorções.
Jateado
Feito a partir de jatos de areia, tem a aparência opaca das pedras. Usado tanto em quartzitos, mármores e granitos, é indicado para áreas externas como bordas de piscinas, deixando a região ainda mais segura, menos derrapante.
Flamejado
Criado a base de fogo, apresenta um aspecto rugoso e ondulado. Por isso, também é indicado para áreas externas devido as propriedades antiderrapantes, que deixam o material ainda mais seguro. É mais utilizado em granitos.
Apicoado
Feito a partir de impactos, possui um aspecto poroso e uniforme das pedras. É sugerido somente para rochas com espessura igual ou superior a 2.0cm e para áreas externas como por exemplo áreas de lazer, por motivo de ter propriedades antiderrapantes.
Bruto
Não possui nenhum tipo de acabamento, apresenta-se com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras normais ou sob encomenda. Neste acabamento a cor da pedra pode não sobressair se a superfície não for molhada. Há produtos ativantes de cor para estes casos.
Bancada com cuba esculpida
Coríntia - uma empresa que esculpe design
A coríntia tem a particularidade de além de usar uma das rochas mais duras e duráveis no mercado, com a elegância e sofisticação que é requerido a um projeto moderno com decoração e ambiente de alto padrão.
Fazemos a ponte entre a escultura, a arte e a utilidade do Design. Trabalhamos artesanalmente com artesãos dedicados exclusivamente a uma peça. Pela dureza da pedra, e levar para sua casa o maior detalhe e perfeição, temos peças que demoram 3 semanas a produzir.
Todas as peças podem ser personalizáveis à exigência do cliente ou arquiteto, para que a sua instalação e enquadre na perfeição com o espaço idealizado.
Cuba esculpida. Peça finalizada. Modelo Gijón. Desenho pelo arquiteto Guilherme Falcão - Coríntia.
E se optar por uma bancada de mármore?
Se los estiver a ler de Portugal, essa será muito provavelmente uma questão transversal a várias regio~es do país. O quartzito não está no mercado como o mármore e o granito (que tem vários nacionais).
É uma escolha absolutamente válida, que foi feita ao longo de toda a história dos mais luxuosos espaços, de palácios a castelos, de apartamentos a mansões. O mármore é transversal a todas as classes pela sua grande gama de escolha. tanto existem mármores a 300 reais o metro como a 100 mil reais o metro.
Não exite em contactar a Coríntia no caso de querer mais informações sobre os produtos ou rochas ornamentais.